10 agosto, 2009

O verbo é... aprender.

Estou muito feliz com minha última composição.

No dia 30 de julho eu me sentia meio triste, chateada, chorosa. Até que ao chegar em casa, pude extravasar minha tristeza tocando violão, cantando, cantarolando...

Depois peguei minha Bíblia, fui folheando, até chegar no livro de Provérbios. Eu precisava tomar conselhos com algum sábio, uma pessoa que entendesse dos sentimentos da juventude.

Quem melhor do que Salomão?! Nos primeiros versículos de seu livro ele diz que o escreveu sabendo que "eles ajudarão a experimetar a sabedoria e a disciplina; a compreender as palavras que dão entendimento; a viver com disciplina e sensatez, fazendo o que é justo, direito e correto; ajudarão a dar prudência aos inexperientes e conhecimento e bom senso aos jovens."

Então, eu pensei: "Eu estou entre estes: os inexperientes e os jovens! Será este livro que eu vou ler! Será Salomão quem vai me aconselhar hoje."

Afirmo que deu certo.

Se eu precisava entender o que é temer o Senhor, Salomão me dizia: "Minha filha, se você aceitar as minhas palavras e guardar no coração os meus mandamentos; se der ouvidos à sabedoria e inclinar o coração para o discernimento; se clamar por entendimento e por discernimento gritar bem alto; se procurar a sabedoria como se procura a prata e buscá-la como quem busca um tesouro escondido, então você entenderá o que é temer o Senhor e achará o conhecimento de Deus. Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento."

Se eu resmungava ao ser disciplinada por Deus, Salomão respondia: "Minha filha, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão, pois o Senhor disciplina a quem ama, assim como o pai faz ao filho de quem deseja bem."

Se eu pensava em prosseguir sozinha, podia ouvi-lo dizer: "Não seja sábia aos seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal."

Pude aprender muita coisa naquele dia. Me senti como se estivesse debaixo de uma árvore, batendo um bom papo com alguém que realmente sabia do que estava falando. O interessante é que não foram poucas as vezes que ele repetia: "Minha filha, obedeça os mandamentos de seu pai e não abandone o ensino de sua mãe." E eu pensava: "É verdade. São coisas que eu sempre ouvi de meus pais. Eles sempre me ensinaram isso."

Porém, as palavras que mais me chamaram a atenção foram estas: "Obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida; guarde os meus ensinos como a menina dos seus olhos. Amarre-os aos dedos; escreva-os na tábua do seu coração. Diga à sabedoria: 'Você é minha irmã', e chame ao entendimento de seu parente."

Decidi: "A partir de hoje, tenho uma nova irmã!"

-------------------- X --------------------

Desses momentos especiais em minha vida inexperiente e jovem, uma canção surgiu. E em homenagem ao cara mais sábio que eu já conheci, a entitulei de Salomão:

Quero guardar os teus ensinos
Obedecer teus mandamentos
Eu vou gritar por discernimento

Vou procurar sabedoria
Como quem busca um tesouro
E agarrar o conhecimento

Sei que só em ti, Senhor
Posso encontrar tudo isso
Da sua boca procedem
Como música aos meu ouvidos

Amarrarei aos meus dedos
Escreverei nas tábuas do meu coração
E a sabedoria passará a ser

Minha irmã
A sabedoria é minha irmã
E o entendimento é meu parente

11 comentários:

Filipe Malafaia Cerqueira disse...

Té, que texto lindo! Você tem um estilo parecido com o do Max Lucado, tratando os assuntos com simplicidade e doçura. E a letra ficou linda! Um beijão!

Denise Malafaia Cerqueira disse...

Ah, Filipe, essa não...você tirou as palavras da minha boca, menino!
Acho isso desde que a Té, escreveu: Minha história de Mosquito.
Incrível, filha! Sou sua fã de carteirinha. Amo ler o que você escreve.
Que bom ver que a minha caçulinha está crescendo e, crescendo no conhecimento e na graça do Senhor Jesus!
É isso ai, é na palavra que a gente encontra tudo o que a gente precisa pra viver dias felizes...!
Bjs, minha cusuca!

Diego Janjão disse...

os dois primeiros comentários já disseram tudo...

rsrsrs

e dou meu voto ao titulo tb!

Bem legal e fiel ao texto!

Anônimo disse...

Oi Ester, que bacana você buscar na música e na bíblica refugio para suas tristezas...é assim mesmo...

Anônimo disse...

Dizem: quem cata os seus males espanta. Parece que com voce isso funcionou.
Abraços.

Wander Veroni Maia disse...

Oi, Ester! Acho muito bonito alguém encontrar na fé as suas respostas e a esperança por dias melhores. Vc por acaso é parente do Pastor Silas Malafaia? Esse sobrenome não me é estranho.

Abraço,

http://cafecomnoticias.blogspot.com

Luan Ribeiro disse...

Espero que seu Deus te ajude a chegar ao sucesso, para que a ignorancia e a ideologia deficiente mundana seja passada de geração em geração, como o que aconteceu com voce =D
Parabens (Y)

kbritovb disse...

que bom que vc fico bem
axo mto legal quem consegue compor =]

Unknown disse...

quando mas precisamos de ajuda podemos contar com DEUS para tudo...e eu tb escrevo letras de musicas...akelas que estçao em meu blog fui eu que fiz....ate...

Bekinhaa disse...

O livr de Provérbios é cheio de frases de sabedorias, as vesses eu pego a minha biblia e começo a ler ele tbm o livro tem mtos versiculos de sabedoria!
Párabens ai nessa tua carreira...

-------------
http://so-para-elas-blog.blogspot.com/

Alexandre disse...

Vc é da família que vende bíblias por 900,00??

Texto bonito! Parabéns!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...